Líderes que servem e líderes que não servem

O monge e o executivo já se tornou um clássico da literatura de negócios, ao menos aqui no Brasil, onde é um campeão de vendas. O autor, James C. Hunter o lançou  em 1998, com o título The servant. A edição brasileira do livro foi lançada em 2004, já com o título pelo qual o conhecemos.

Posso estar enganado, mas tenho a impressão de que o livro é mais popular dentro do mundo corporativo tradicional do que dentro da atual onda inovadora/empreendedora. Talvez essa impressão seja reforçada pelo fato de o livro ser anterior ao surgimento de uma série de novas tendências que vêm mudando a maneira de se fazer negócios nos anos recentes.

Mas o livro fala sobre liderança, tema que é comum ao antigo e ao novo mundo dos negócios e, de certa forma, faz uma abordagem disruptiva a respeito, já que propõe uma inversão da visão tradicional de pirâmide hierárquica nas organizações.

A visão tradicional coloca o líder no topo da pirâmide, com todos os liderados a servi-lo. Na visão proposta, há uma certa inversão: na medida em que os liderados são os que atuam mais diretamente na produção, o papel do líder é servir a eles, de modo a assegurar que produzam plenamente.

Fica claro que servir aos liderados não significa satisfazer suas vontades, mas sim satisfazer suas necessidades enquanto criadores de valor para o negócio. Essa lógica possibilita ao líder direcionar o negócio para o sucesso, direcionar o liderado para o pleno desenvolvimento profissional e ainda estabelecer uma relação de confiança e cooperação entre líder e liderado.

Em cerca de 140 páginas, o autor nos passa esse conceito de liderança servidora recorrendo a uma história, com personagens, lugares e eventos, o que torna a leitura agradável e interessante, principalmente se você está às voltas com questões que envolvam relacionamento com subordinados. Afinal você tem a visão do líder que serve ou a visão do líder que é servido e portanto não serve?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s